
Telefones
Auxiliar do Chefe de Equipe (21) 38065312
Sala de Rádio (21) 38065315
Supervisor de Atendimento Central (21) 38065314 ou 193

Endereço
22210-052 - Rio de Janeiro - RJ
email: cocbmerj@cbmerj.rj.gov.br

Possui ligações e comunicações com os órgãos responsáveis pela defesa social no Estado (PCERJ, PMERJ, COMDEC, CORio, DPRF, GM/Rio, CCRIT, SSP, ...), com diversas instituições ( públicas e privadas) e concessionárias de serviços públicos (CEG, LIGHT, CEDAE, METRO, CERJ, ...).
Funções na rotina de serviço diário do COCB
Manter-se informado quanto às ocorrências do CBMERJ (incêndio, salvamento, catástrofe, etc...)
Mobilizar recursos disponíveis na Corporação ou de outros órgãos, de acordo com as necessidades operacionais das guarnições empenhadas.
Responsável pelo controle e coordenação das ocorrências.
Desloca-se para locais de eventos de vulto e assume o Cmdo das operações permanecendo em contato com o Coordenador de Dia (Sup. de dia/Dir. Geral de Operações), preferencialmente por rádio.
Distribui os rádios, registra as viaturas/guarnições, materiais, equipamentos, autoridades e órgãos;
Estabelece a ligação de comunicações com o COCB.
Supervisor das rotinas de serviços diários.
Deve estar atento para apoiar às UBM, monitorar e coordenar as ocorrências em andamento. Desde o aviso, durante o socorro , no regresso à OBM até o fechamento das informações no Sistema Informatizado (ver item 2.4).
Deve exigir das SsCO o cumprimento do Previsto no POP do operador de comunicações.
Responsável pelos despachos de viaturas em apoio ao Atendentes e às OBM e pelo controle operacional da frota do CBMERJ ( todas as ocorrências em andamento)
Utiliza os Sistemas ( Sisgraph e o CECOCO) .
Deve atuar em tempo real em todos as etapas do socorro (aviso, despacho , deslocamento, chegada ao local, apoio a ocorrência, regresso do socorro, chegada à OBM e encerramento da ocorrência no Sistema).
Controlam as viaturas operacionais que estão em serviço (operantes e inoperantes ).
Diariamente as OBM devem atualizar o Status das Vtrs.
O COCB deve ser informado quando houver alterações
Após a obra no COCB no quartel do Comando Geral pretende-se adotar as seguintes atividades / locais.
Atividade desenvolvidas no COCB / CICC:
a) Atendimento b) Supervisão c) Controle Operacional
Atividade desenvolvidas no futuro COCB / QCG:
1 – Centro de Gerência de Crises do CBMERJ
2 – Redundância do Atendimento e Despacho
3 – Supervisão das Rotinas Diárias e Estatísticas
4 – Centro de Treinamento e Instrução do COTEL
Funções Planejadas para o COCB (Interior do CICC)
Deve intervir em situações adversas ocorridas no atendimento telefônico de emergência ou na recepção dos detalhes do socorro pela OBM responsável pelo atendimento da ocorrência.
Realizam o lançamento das informações do solicitante do socorro a qual será automaticamente disparada (via sistema informatizado) para a OBM responsável pelo atendimento da ocorrência.
Obs: Em 2015 o Atendimento Telefônico de Emergência 193 passará a ser centralizado e no ambiente do CICC.
Administração e suporte de primeiro escalão aos sistemas existentes (CECOCO, despacho e Telefonia).
Responsável pela montagem de mosaicos no videowall.
O COCB com uma nova dinâmica, nova estrutura interna e agregando novas tecnologias para 2016.
a) A centralização do atendimento 193 no CICC (em implantação);
b) Novo software de atendimento telefônico e de despacho de viaturas para o socorro (Sistema Informatizado - Sisgraph em operação);
c) Novo software de gereciamento da Rede Bravo com georeferencia das Vtrs ( Sistema CECOCO – Militares em treinamento);
d) Projeto e reconstrução do COCB no QCG ( em licitação).
a) A centralização do atendimento 193 no CICC (em implantação)
Atendentes do 193 serão os BM da Reserva Remunerada que estão em treinamento;
Direcionamento das ligações telefônicas do tri dígito de emergência 193 para as instalações do CICC (Na área metropolitana. No interior permanece descentralizado).
Deslocamento das equipes de supervisão, de atendimento telefônico e despacho de socorro do COCB/QCG para o ambiente do CICC.
b) Novo software de atendimento telefônico e de despacho de viaturas para o socorro (Sisgraph em operação);
O Sistema Informatizado (software sisgraph) foi implementado em todas as OBM operacionais.
Gerencia o atendimento telefônico de emergência e as ocorrências, desde o aviso até o encerramento do socorro e em tempo real.
Necessário que o comunicante faça o lançamento das informações do socorro no Sistema Informatizado, principalmente os dados do cmt do socorro no regresso à OBM.
Viabiliza a emissão das certidões de ocorrência, dos quesitos de socorro, de estatísticas e relatórios diversos.
c) Novo software de gereciamento da Rede Bravo com georeferenciamento das Vtrs, pelo GPS agregado ao rádio).
Gerencia e supervisiona a Rede Bravo (rádio) ;
Administra remotamente a frota (terminais e grupos rádio);
Georeferencia os terminais rádios (e das Vtr);
Realiza chamadas em grupo/individuais a toda rede;
Substitui os terminais de rádio fixos;
Os Militares do COCB estão na fase de treinamento para uso do Software CECOCO;
Registra todo histórico dos terminais rádio da rede;
(Gravação de voz e percurso do terminal)
d) Projeto e reestrututação do COCB (QCG)
(licitando).
Estabelecimento de Link com o CICC para acesso ao muro de imagens e ao CECOCO (monitoramento da frota de viaturas).
Gerência das crises de Bombeiro Militar (Sistema de Controle Operacional).
Sala de Crises e de Apoio Técnico;
Supervisão das Operações em Andamento;
Redundância das Atividades Operacionais;
Treinamento dos Recursos Humanos - COTEL
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Monitora o deslocamento do socorro desde a saída até o retorno à OBM.
Agrega tecnologia para o gerenciamento das ocorrências e das viaturas de socorro.
Gera Quesito, Certidão de Ocorrência e as estatísticas dos serviços operacionais prestados pelo CBMERJ.
O Cmt de Socorro (ou a SsCO) deve contatar o COCB nos seguintes momentos:
1) No início do deslocamento. (Informar detalhe e endereço);
2) Quando o socorro chegar no local do evento;
3) Após o reconhecimento da situação;
4) A cada 10 min, informar a situação no local;
5) Imediatamente após o controle da situação;
6) No início do deslocamento de regresso à OBM;
7) Em qualquer situação extraordinária (acidentes, retenção do trânsito, etc).
O operador das SsCO deve comunicar imediatamente ao COCB os seguintes fatos:
Saída do socorro para ocorrência;
Regresso do socorro à OBM;
Qualquer alteração no socorro (inclusive nos deslocamentos);
Quando uma viatura ficar inoperante ou quando uma viatura voltar a operar.
PROCEDIMENTOS DE ATENDIMENTO A IMPRENSA ( Bol 086 de 09/mai/2012)
O Comunicante NÃO possui autorização para falar com a mídia e deve direcionar o profissional de imprensa para a Assessoria de Comunicação Social do CBMERJ (ASCOM)
ASCOM - Tels 2333-3103/3104/2930 ou por E-mail.
A ASCOM atuará como interface entre a imprensa e a OBM. Assim, os BM somente poderão falar com a mídia quando houver determinação superior.
SEMPRE oriente o repórter a entrar em contato com a ASCOM da Corporação.
Caso os Comandantes de Socorro, durante suas operações, sejam abordados por jornalistas deverão adotar o mesmo procedimento. Informe que não possuem autorização para falar sem que antes seja feito contato com a Assessoria de Imprensa.
Os Comunicantes e Cmt de Socorro deverão informar à ASCOM quando houver ocorrências* de vulto em sua área operacional
Ocorrências de vulto:
Vítimas fatais
Colisões com múltiplas vítimas
Ocorrências com bloqueio de vias
Incêndios
Presença de mídia no local
Quaisquer outros eventos julgados relevantes.
Quando o contato for feito por parte dos militares da Assessoria de Imprensa do CBMERJ, os comunicantes ou Comandantes de Operação deverão fornecer todas as informações com o máximo de presteza e brevidade possível.
Em caso EMERGÊNCIA no Estado do Rio de Janeiro ligue 193 ou para o Quartel mais próximo:
Alto da Boa Vista:
- (21) 2333-6329
Barra da Tijuca:
- (21) 2333-4402
Benfica:
- (21) 2332-4579
Caju:
- (21) 2333-6329
Campinho:
- (21) 2333-5637
Campo Grande:
- (21) 2333-6981
Catete:
- (21) 2334-4026
Central:
- (21) 2332-8840
Copacabana:
- (21) 2333-9268
Fundão:
- (21) 2334-7891
Gávea:
- (21) 2332-2930
Grajaú:
- (21) 2332-1638
Guadalupe:
- (21) 2333-5740
Guaratiba:
- (21) 2332-7518
Humaitá:
- (21) 2334-8116
Ilha do Governador:
- (21) 2334-6510
Irajá:
- (21) 2333-8330
Jacarepaguá:
- (21) 2332-2609
Joá:
- (21) 2333-6425
Méier:
- (21) 2332-2374
Paquetá:
- (21) 2334-7673
Parada de Lucas:
- (21) 2333-5231
Penha:
- (21) 2334-7864
Praça da Bandeira:
- (21) 2333-7785
Ramos:
- (21) 2334-7885
Realengo:
- (21) 2333-4788
Recreio:
- (21) 2333-4427
Ricardo Albuquerque:
- (21) 2333-5603
Santa Cruz:
- (21) 2333-7336
Santa Teresa:
- (21) 2334-4136
São Cristóvão:
- (21) 2334-8469
Sepetiba:
- (21) 2333-7340
Tijuca:
- (21) 2332-1639
Vila Isabel:
- (21) 2334-2229
Angra dos Reis:
- (24) 3377-8927
Angra/Frade:
- (24) 3369-4417
Angra/Mambucaba:
- (24) 3362-6829
Araruama:
- (22) 2665-1785
Arraial do Cabo:
- (22) 2622-8359
Barra do Piraí:
- (24) 2442-7080
Barra Mansa:
- (24) 3328-5691
Belford Roxo:
- (21) 2761-9396
Bom Jardim:
- (22) 2566-2740
Búzios:
- (22) 26239823
Cabiúnas:
- (22) 2773-1790
Cabo Frio:
- (22) 2647-5855
Cachoeira de Macacu:
- (21) 2649-3081
Cambuci:
- (22) 2767-2651
Campos:
- (22) 2724-3065
Campos/Guarus:
- (22) 2731-5528
Campos Elísios:
- (21) 2777-0621
Cantagalo:
- (22) 2555-4012
Carmo:
- (22) 2537-2578
Casemiro de Abreu:
- (22) 2778-4025
Conceição de Macabu:
- (22) 2779-4564
Cordeiro:
- (22) 2551-2169
Duque de Caxias:
- (21) 2671-0561
Ilha Grande:
- (24) 3361-5507
Itaboraí:
- (21) 3639-2524
Itaguaí:
- (21) 3781-1278
Itaipava:
- (24) 2232-1385
Italva:
- (22) 2783-2060
Itaocara:
- (22) 3861-2704
Itaperuna:
- (22) 3824-1193
Macaé:
- (22) 2793-0047
Magé:
- (21) 2633-6910
Mangaratiba:
- (24) 3789-9026
Maricá:
- (21) 2637-3860
Mesquita:
- (21) 2669-3775
Miguel Pereira:
- (24) 2483-8657
Natividade:
- (22) 3841-4168
Nilópolis:
- (21) 2691-8742
Niterói Centro:
- (21) 2717-6849
Niterói Charitas:
- (21) 2718-2527
Niterói Itaipu:
- (21) 3701-2204
Nova Friburgo:
- (22) 2533-3156
Nova Iguaçu:
- (21) 2669-3775
Paracambi:
- (21) 2683-5122
Parati:
- (24) 3371-1193
Petrópolis:
- (24) 2291-1800
Piraí:
- (24) 2431-7376
Queimados:
- (21) 2683-5122
Resende:
- (24) 3354-5987
Rio Bonito:
- (21) 3634-8217
Rio das Ostras:
- (22) 2771-4287
Santo A Pádua:
- (22) 3851-2659
São Fidélis:
- (22) 2758-2171
São Gonçalo:
- (21) 3715-6689
Colubande:
- (21) 3715-1314
São João da Barra:
- (22) 2741-0163
São João de Meriti:
- (21) 2756-4667
São Pedro D`Aldeia:
- (22) 2627-2862
Saquarema:
- (22) 26510193
Seropédica:
- (21) 2669-3775
Teresópolis:
- (21) 3641-4892
Teresópolis/Bonsucesso:
- (21) 2641-2036
Três Rios:
- (24) 2255-4832
Valença:
- (24) 2438-3415
Vassouras:
- (24) 2471-3060
Volta Redonda:
- (24) 3339-2292